ART - PAINTING A DAY - MISTAKES - LUCKY HITS

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

DON'T COME KNOCKING


Toda vez que você entra em um locadora sofre um branco total e não consegue pensar em nem um filme que gostaria de assistir, como eu? Pois é, geralmente acabo saindo de lá com um filme que não estou com a menor vontade de assistir. Segunda passada, véspera de feriado, não foi diferente, mas para minha surpresa acabei locando um grande filme do qual eu nunca tinha ouvido falar ou não me lembrava: Don't Come Knocking (Estrela Solitária - ???) de Win Wenders e roteiro de San Shepard (a mesma dobradinha de Paris Texas) e um monte de atores legais de várias gerações: Jessica Lange (mulher de Shepar), Eva Mary Saint (dos filmes de Hitchcock), Sarah Polley (dos filmes da Isabel Coixet) e o próprio Shepard.
Não vou ficar aqui contando a "histórinha", mas o que mais me chamou a atenção neste filme foi a explícita influência do pintor americano Edward Hopper. Não só na fotografia (de Franz Lustig), o que já seria legal, mas em todo o filme. Na trama, nos personagens, no clima... Como nas pinturas de Hopper, são explorados os vastos espaços vazios, a sutil interação do ser humano com o ambiente e das pessoas entre si. Hopper e Wenders, posicionam seus personagens como se eles tivessem sido capturados imediatamente antes ou depois do clímax da cena.
Hopper possui um apelo Pop muito grande e não é novidade sua influência no cinema(Psicose, Road to Perdition, etc) mas aqui Wender acerta a mão e chega bem próximo deste que parece ser a maior de suas influências.



A IMAGEM DE CIMA É O CARTAZ DO FILME, A DEBAIXO TALVEZ A MAIS CONHECIDA TELA DE HOPPER: NIGHTHAWKS, DE 1942. QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COICIDÊNCIA.

Um comentário:

MP disse...

Feia nada...
Sou linda! Só olhar seu post de alguns dias atrás hahahahah
Aliás, essa amargura tem a ver com uma pessoa que é sua amiga e que, por sinal, adora dizer às pessoas como devem se comportar com vc.
Para ela, nem sua amiga eu sou...
Ui.. depois eu que sou amarga!