ART - PAINTING A DAY - MISTAKES - LUCKY HITS

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

OS PEQUENOS RIDÍCULOS

Chega nesta 31ª Mostra de Cinema de SP, o filme "Longe Dela", primeira direção da atriz canadense Sarah Polley que conhecemos principalmente dos filmes de Isabel Coixet - "Minha Vida sem Mim" e "A Vida Secreta das Palavras". Jovem, 28 anos, sobre o trabalho do ator e o papel do diretor ela diz o seguinte: "Atuar é se doar completamente para a visão de uma outra pessoa-seu corpo e coração se dedicam a ajudar alguém em quem você acredita a criar algo que apenas ele pode realmente ver". Já em São Paulo em cartaz com "Os Efêmeros" do Théâtre du Soleil, a brasileira Juliana Carneiro da Cunha, 58, reponde quando é perguntada sobre sua preferência em ser bailarina ou atriz: "Eu sou intérprete, bailarina, atriz, cantora, muda, fico de cabeiça para baixo, o que for necessário para o personagem".
Nesta fase de dúvidas em relação a interpretação e à própria concepção de "No Se Lo Que És - Pero Esta Me Comiendo Por Dentro", mais que conteúdo, a forma ao meu ver, pede por este artista que vislumbre o espetáculo como um todo.
Na falta dele teremos que achar este norte nós mesmos, deixá-lo claro para que todos "vejamos" a mesma coisa, e depois nos atirarmos sem rede de proteção. Não acho que falta pouco tempo, não acho que tudo vai mal, estou tranquilo. Mas tenho certeza que a peça só será teatro se emprestarmos nossa vida a ela, se formos vicerais, se entrarmos na curva acelerando mesmo que para capotar. Afinal como diz Mário Quintana dos pequenos ridículos:

Nunca faça escândalos. Ao menos,
Visto que tanto ousas,
Não os faças pequenos...
O ridículo está é nas pequenas cousas.

Nenhum comentário: